Trump diz que houve ‘reset total’ nas negociações com a China

Trump diz que houve reset nas negociações com a China sobre tarifas comerciais, durante a primeira rodada de conversas realizada nesse sábado (10), em Genebra, na Suíça. A reunião, marcada por um tom mais conciliador, representa o primeiro diálogo formal entre os países desde o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, em janeiro de 2025.
Leia também:
Trump indica possível redução nas tarifas sobre produtos da China, mas descarta zerar taxas
Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que houve um “reinício total nas negociações” e descreveu o encontro como “muito bom, amigável e construtivo”. Além disso, o presidente americano destacou que houve grande progresso e reforçou o desejo de abrir o mercado chinês aos negócios americanos.
Do lado chinês, a agência oficial Xinhua classificou o contato como um “passo importante”, embora sem divulgar detalhes específicos sobre os acordos alcançados. As reuniões continuam neste domingo (11), com expectativa de avanços concretos.
As conversas ocorrem após Trump sugerir, na sexta-feira (9), a redução das tarifas alfandegárias sobre produtos chineses para 80%. Apesar disso, a Casa Branca garantiu que os Estados Unidos não irão recuar unilateralmente sem concessões da China.
As negociações contam com a presença do secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, e do representante de Comércio, Jamieson Greer. Representando a China, participa o vice-primeiro-ministro He Lifeng.
Segundo especialistas, o encontro pode resultar em um gesto simbólico para aliviar as tensões, mas ainda distante de uma solução definitiva. A Organização Mundial do Comércio considerou a reunião um “passo construtivo”.
O post Trump diz que houve ‘reset total’ nas negociações com a China apareceu primeiro em Ponta Negra News.
COMENTÁRIOS